Bolinhas de Chouriço com Batata

Estas bolinhas de chouriço e batata, salsichas portuguesas salteadas, cebolas e puré de batata são enroladas e fritas. Um excelente aperitivo, coquetel ou lanche.

A wooden bowl filled with golf-ball-size fried potato and chouriço balls on a wooden tray

[English] Estas bolinhas não são um salgado típico, mas são supersaborosas, por isso, tinha de as incluir aqui. Esta receita funciona muito bem com chouriço, mas ficará muito melhor se usar alheira.–Nuno Mendes

Bolinhas de Chouriço com Batata

  • Quick Glance
  • 1 H, 15 M
  • 1 H, 30 M
  • Faz cerca de 15
Print RecipeBuy the My Lisbon cookbook

Want it? Click it.

Ingredients

  • 3 batatas farinhentas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola, finamente picadas
  • 100 g de chouriço (sem pele), aos cubos
  • 50 g de pão ralado fino
  • 1 ovo grande, batido
  • Óleo vegetal, para fritar
  • Flor de sal e pimenta branca moída

Directions

  • 1. Coza as batatas numa caçarola grande com água a ferver temperada com flor de sal até ficarem tenras. Escorra-as e reserve até arrefecerem. Pele-as e esmague-as com um garfo.
  • 2. Numa caçarola, aqueça o azeite e refogue as cebolas em lume médio, durante 10 minutos, ou até amolecerem. Tempere com flor de sal e pimenta. Junte o chouriço e continue a refogar até a cebola caramelizar. Retire a caçarola do lume.
  • 3. Numa tigela, misture as batatas esmagadas, o chouriço e a cebola. Incorpore o pão ralado e o ovo. Molde a mistura em bolinhas do tamanho de nozes e refrigere durante 30 minutos.
  • 4. Encha uma frigideira com óleo vegetal até um terço e aqueça a 180°C, ou até um cubo de pão frigir e tostar quase imediatamente. Frite as bolinhas em pequenas levas, durante 2 to 3 minutos, ou até alourarem. Retire-as do óleo com uma escumadeira e escorra-as em papel de cozinha. Sirva-as mornas.

HUNGRY FOR MORE? CHOW DOWN ON THESE:


#leitesculinaria on Instagram If you make this recipe, snap a photo and hashtag it #LeitesCulinaria. We'd love to see your creations on Instagram, Facebook, and Twitter.

Recipe Testers Reviews

"Tater tots" portugueses! Estas bolas de chouriço e batata são mordidas do céu. Eu não esperava gostar tanto deles quanto eu. Eles são muito parecidos com os croquetes espanhóis que você pode comer em um restaurante de tapas - mas é melhor. Isso seria ótimo como um aperitivo e gostaria de adicionar um bom copo de Alvarinho ou um vinho spritz da próxima vez para acompanhar.

As bordas externas eram apenas nítidas, não excessivamente amarradas. O interior era muito bem temperado, com cada ingrediente importante por si só. Infelizmente, não pudemos obter o chouriço português, por isso tive de substituir o chouriço espanhol, que funcionou muito bem.

Eu fiz 34 bolinhas. Se eu adicionasse muita batata ou fizesse as bolas muito pequenas, isso não importa, pois o resultado ainda seria um vencedor. As proporções definitivamente têm espaço de manobra nesta receita, pois produz um sabor tão grande. Eu acho que estes também congelariam bem. Este é um guardião.

Estas bolinhas de chouriço e batata são como pequenos pedaços do céu. Eles são um aperitivo perfeito para qualquer confraternização.

Não é difícil reunir, elas podem ser facilmente preparadas até o ponto de fritar no início do dia, deixadas na geladeira e fritas quando você estiver pronto. Descobri que, uma vez que estejam fritos, se você colocá-los em uma gradinha colocada em uma assadeira, em vez de em toalhas de papel, eles ficarão crocantes e ficarão bem em um forno a cerca de 45°C, até que estejam prontos para servir.

Estas bolas de chouriço e batata fazem um pequeno lanche para aqueles dias em que tem uma hora e meia para fazer um lanche. Também seria bom fazer aperitivos para uma festa quando a média salsicha não funcionasse.

As cebolas caramelizadas realçam os sabores do chouriço e das batatas. Eu fervi as batatas no início do dia e deixei esfriar antes de esmagar.

Have something to say?

Then tell us. Have a picture you'd like to add to your comment? Send it along. Covet one of those spiffy pictures of yourself to go along with your comment? Get a free Gravatar. And as always, please take a gander at our comment policy before posting.