Fritada com Chouriço e Batatas

Portuguese Chourico Frittata

[English] A minha avó, Vovó Costa, costumava servir esta fritada de chouriço (frittata en Italiano, ou tortilla en Espanhol) para o almoço a mim e aos meus primos, Barry e Wayne. Era servida diretamente do forno á mesa, numa frigideira de ferro fundido. Por vezes, quando tínhamos sorte e a benção dela, ficávamos levantados até mais tarde a ver um programa televisivo muito popular nessa era que se chamava ” The Ed Sullivan Show”. Nesses dias, nós os sortudos, comiamos outra já tarde e fora de horas, como uma especie de ceia solene a qual nos éramos os convidados de honra.

É otima servida quente como prato principal, e também é muito boa servida como entrada, em fatias finas á temperatura ambiente ou até semifria.–David Leite

Fritada com Chouriço e Batatas

  • Quick Glance
  • 15 M
  • 40 M
  • Serve de 4 a 6
Print RecipeBuy the The New Portuguese Table cookbook

Want it? Click it.

Ingredients

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 chouriço (227 g), cortado em fatias de 1/4 de polegada
  • 1 cebola amarela, média picada
  • 227 g batatas cerosas, descascadas e cortadas em fatias de 1/8 de polegada
  • Sal kosher e pimenta preta moída na hora
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1/4 chávena de pimentão assado, em cubos
  • 7 ovos grande
  • Salsa picada, para enfeitar

Directions

  • 1. Em lume médio numa frigideira de ferro fundido ou qualquer outra pronta a ir ao forno, de preferência antiaderente, aqueça duas colheres de sopa de azeite em fogo médio. Adicione o chouriço e aloure-o ligeiramente durante 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira-o para uma tigela grande. Reduza o lume para médio-baixo e deite as cebolas e as batatas na frigideira. Tempere com sal e pimenta, e cozinhe, mexendo periodicamente, até as cebolas ficarem translúcidas e as batatas macias ( entre 20 a 25 minutos).
  • 2. Adicione o alho e cozinhe por mais 1 ou 2 minutos. Transfira todo o conteúdo para a tigela com o chouriço. Adicione o Pimentão, e lave a frigideira.
  • 3. Aqueça o forno em função grelhador (se tiver) aos 185c /400f graus. Bater os ovos numa tigela adicionando uma colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de Pimenta preta. Deite os ovos mexidos sobre a mistura das batatas, cebola e chouriço. Mexa tudo até bem incorporado.
  • 4. Adicione o restante azeite e aqueça na frigideira a media temperatura. Transfira toda a mixtura dos ovos. Usando uma espátula de plástico, mexa levemente a mixtura. Abane a frigideira a modo de os conteúdos se acamem devidamente. Passe a espátula pela circunferencia interior na frigideira para prevenir que a fritada se pegue. Aumente o fogo para médio-alto e deixe cozinhar a mistura até que a circunferência exterior fique cozinhada, 3 a 4 minutos. Leve ao forno e deixe cozinhar até a topo da fritada adquirir um bom bronzeado e não se ver ovo cru. De 1 a 2 minutos. Uma vez cozinhada, transfira a fritada para uma travessa e polvilhe com a salsa migada, ou simplesmente corte em triângulos e sirva diretamente da frigideira como a minha avó fazia.

HUNGRY FOR MORE? CHOW DOWN ON THESE:


#leitesculinaria on Instagram If you make this recipe, snap a photo and hashtag it #LeitesCulinaria. We'd love to see your creations on Instagram, Facebook, and Twitter.

Recipe Testers Reviews

As fritadas sempre foram um prato habitual em nossa casa, mas eu acho que esta receita com enchido Português supera todas as outras. Andava eu à procura de uma receita nova para servir num brunch temático em Nova Orleans, quando a experimentei.

À falta de chouriço Português, sugeriram me que tentasse uma salsicha tipo andouille. Por se tratar de uma receita de família Portuguesa, eu queria honrar essa tradição e depois de andar por alhos e atalhos, finalmente consegui então um verdadeiro chouriço Português.

Os resultados foram surpreendentes. A receita oferece tudo o que promete e muito mais. As instruções são claras e funcionam às mil maravilhas, tal como acima descrevido. O resultado foi excelente. Alguns dias depois, um membro da família veio de visita, e eu queria a todos os custos preparar a dita fritada. Mais uma vez sem chourico a mão, sustive a respiração e substitui-o com pancetta. Mais uma vez, obtive um resultado perfeito.

Na altura em que o meu marido repetia pela terceira vez (com pancetta), perguntei-lhe qual era a fridada que preferia, e ele disse que gostava mais da versão feita com chouriço. Com esta receita, estamos sempre safos. Usei diferentes tipos de batata para cada fritada. Descasquei algumas, usei outras com pele; algumas eram batatas vermelhas e outras tipo Yukon Gold. Todas resultaram em cheio e não se desfizeram ate a fritada estar finalizada. A batata fatiada deu lhe um charme extraordinário. A fritada ficou bonita e com uma textura incrível.

Have something to say?

Then tell us. Have a picture you'd like to add to your comment? Send it along. Covet one of those spiffy pictures of yourself to go along with your comment? Get a free Gravatar. And as always, please take a gander at our comment policy before posting.